Poo bus - O ônibus movido a esgoto!

Apelidado de número dois, primeiro ônibus movido à fezes e restos de alimento, funciona desde 2014 no Reino Unido


 O Bio-ônibus possui 40 lugares, consegue atingir a marca de 300 quilômetros com o tanque cheio, transportando pessoas entre Bath e o aeroporto de Bristol. O gás biometano, matéria prima do processo, é obtido em um tratamento de esgoto em Avonmouth.
A Wessex Water, empresa que dá subsídio através da GENeco, produz gás biometano suficiente para abastecer cerca de 8500 residências, além do ônibus, este que consegue ser abastecido com o lixo anual de apenas 5 pessoas.
A vantagem é que além de diminuir a dependência do petróleo, e aproveitar melhor uma matéria-prima que já existe e em abundância, o biometano libera até 30% menos gases poluentes para a atmosfera do que o óleo diesel, combustível convencional. Vale salientar que mesmo sendo um gás obtido do esgoto, não há qualquer mau cheiro no final do processo.

A respeito da questão econômica, o diretor de mídia e relações públicas da Wessex, George Keast afirma que o ônibus é mais rentável pois o custo de um tanque cheio de biometano no Bio-Bus custa menos da metade de um tanque cheio de diesel em um ônibus tradiciona, além disso, o custo de processar o lixo não afeta o GENeco, já que eles tratariam os resíduos nas obras de tratamento de esgoto de qualquer maneira.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.