Saiba como eliminar o terror da natureza: Os canudos de plástico.

Criados na pretensão de facilitar a vida das pessoas, os canudos de plástico são hoje um dos principais causadores de danos quando se trata de resíduos descartados de forma incorreta.



São práticos, facilitam na hora de ingerir um líquido sem precisarmos encostar nossos lábios no recipiente e diminuem as chances de melarmos o perímetro em volta da nossa boca, o que parecia uma ideia genial acabou se tornando uma problemática ambiental gravíssima.

Já foi abordado no repense a quantidade de plástico presente nos oceanos e suas implicações, cientistas consideram que se continuarmos no ritmo atual, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos, mas, se você joga lixo no lixeiro o que você tem a ver com isso?

A resposta é simples: Muita coisa. Não sabemos a procedência dos estabelecimentos com relação ao descarte do lixo e mesmo em aterros, o plástico demora centenas de anos para se decompor, além disso, muitas pessoas não são educadas socialmente a descartarem no lugar correto e acabam jogando o lixo em canais e córregos, estes que vão para rios e mares, é recorrente casos de bichos deformados, mortos ou machucados por causa do plástico no oceanos, tais como tartarugas com o maldito canudo dentro do nariz ou baleias que morrem depois de ingerirem tanto plástico.


(Baleia em extinção, morta após consumir 29 quilos de plástico)


Por isso, cabe a nós, pressionarmos as autoridades para que produtos dispensáveis como os canudos plásticos sejam proibidos (A cidade do Rio de Janeiro recentemente aprovou a proibição de tais objetos e estabelecimentos terão que fornecer canudos de papel).
Mas se você é daqueles que não dispensa o canudo, e considera impossível ingerir milkshake apenas pelo copo, devido à sua consistência, não fique preocupado, há substitutos no mercado que não são agressivos ao meio ambiente.
Canudos de Papel




Descartáveis, vendidos em pacotes e biodegradáveis, os canudos de papel são uma ótima saída, um pacote com 60 canudos desse custam em média 18 reais, porém, você pode achar em casas de festa e até em supermercados pacotes com 10 unidades há 5 reais.
Canudos de Aço Inoxidável




Bonito, sofisticado e reutilizável, esses canudos custam em média 7 reais, e você pode utilizá-los indefinidamente, com o tamanho, você pode carregá-lo na bolsa e usar quando preciso. Pode parecer estranho canudo reutilizável, mas compare com copos e garrafas, em sua casa, você usa copos de vidro diariamente certo? É certamente inviável pra você viver de copos plásticos descartáveis, ou seja, tudo é uma questão de costume e perspectiva.
Canudos de Vidro




Esses, mais caros que o de alumínio, pelo fato de que são vendidos geralmente em pacotes de 4 mais um limpador, tais canudos você consegue encontrar no mercado pelo preço de 40 reais em média.
Canudos de silicone




Assim como os canudos de vidro, também são um pouco mais caros pelo fato de serem vendidos em pacotes, você pode encontrar a partir de 25 reais, são as melhores opções para crianças por exemplo pois são flexíveis e macios.

Por fim, enquanto você não encontra na sua cidade tais alternativas, opte sempre por beber diretamente no copo, em fast foods por exempo, eu sempre peço a minha bebida sem a tampa, assim economizo plástico 2 vezes! A melhor opção é o bom senso e a responsabilidade que temos para com o planeta que vivemos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.