1 de agosto: Acabamos de esgotar os recursos naturais da Terra para o ano!

Gastamos atualmente o equivalente a 1,7 planeta Terra para ‘suprir’ nossas necessidades.



Segundo dados da Global Footprint Network, hoje, dia 1º de agosto, a humanidade consumiu todo o estoque de recursos naturais para o ano. Ou seja, esgotamos toda a água, solo, peixes, vegetais e árvores que a natureza consegue repor em um ano. Estamos a partir de agora em dívida com o Planeta, hoje é marcado o Dia da Sobrecarga da Terra.

O cálculo é feito todos os anos, desde 1970 usando como parâmetro a pegada ecológica, que calcula as demandas de madeira, comida, algodão, emissão e absorção de carbono através de queima de combustíveis fósseis, e construções (seja casas, prédios, estradas, etc.).

A partir de agora, até o final do ano, emitiremos mais dióxido de carbono do que a natureza consegue absorver. O esgotamento tem sido acelerado ao longo dos anos graças ao consumo excessivo e ao desperdício de alimentos, além de intensa industrialização que não se preocupa com os gases emitidos para a atmosfera.


Segundo dados da Global Footprint Network, em 1969 consumíamos os recursos de forma equilibrada, porém em 2017 consumimos recurso acima da capacidade de reposição da Terra, chegamos a marca de 1,7 Terra para atender a demanda. É importante entender também que a média é calculada globalmente e o impacto ambiental varia entre países, porém no geral, estamos vivendo como se tivéssemos outro planeta para habitarmos caso a Terra esgote completamente seus recursos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.